Pular para o conteúdo principal

dicas de costura 1º parte

Pregar um botão, colocar um aplique naquela jaqueta antiga ou criar o seu próprio vestido de festa? Você escolhe o que prefere. Costurar pode ser uma necessidade, uma terapia ou até sua fonte de renda. Basta ter dedicação e decidir até onde ir.
Muitas pessoas desejam apenas saber o básico para remendar uma roupa ou fazer uma bainha em caso de emergência. Há quem procure a prática por gostar de atividades manuais para manter a mente sã e não se pode esquecer dos profissionais que tornam realidade os devaneios dos estilistas, embelezando passarelas, vitrines e também o seu armário, com belas roupas.
Para os iniciantes no assunto uma boa dica é montar um kit básico de costura. Alguns itens podem ser levados na bolsa, assim caso ocorra um incidente você estará pronta para agir. Nunca se sabe quando um botão será perdido ou quando uma bainha soltará.

Alguns consertos simples podem ser feitos a mão, mas o ideal é dispor de uma máquina de costura em casa para aperfeiçoar suas habilidades. Tenha em seu kit:
- Vários tipos de botões, de cores, materiais e tamanhos diferentes.
- Agulhas de espessuras diversas, pois a escolha depende do tipo de tecido e do trabalho que será realizado.
- Linhas resistentes e de tonalidades distintas.
- Tesouras para costura com 15 ou 18 centímetros.
- Tesoura de recorte – suas bordas em zigue e zague permitem cortar o tecido sem desfiá-lo.
- Alfinetes.
- Um dedal.
- Fita métrica.
- Régua de 15 cm para costura (vazada no meio).
- Ilhoses, colchetes e zíperes variados.
- Retalhos.
- Estojo para guardar todos os utensílios.

Conheça os ‘segredinhos’
No dia-a-dia é comum que pessoas mais experientes na realização de uma determinada tarefa surpreenda aos outros com truques simples que podem agilizar muito o trabalho. Conheça algumas dicas úteis para a rotina de uma costureira.
- Ao terminar a costura deixe um pedaço de linha na agulha antes de guardá-la na almofada ou no carretel, assim será mais fácil localizar o item ao retomar o trabalho.
- Com o tempo, as agulhas podem enferrujar. Neste caso, use uma esponja de aço para retirar a ferrugem.
- A almofada de alfinetes pode ser substituída por uma barra de sabão. Além de organizar os itens o sabão lubrifica as pontas, o que torna a costura mais fácil principalmente em tecidos pesados, pois a ponta da agulha ensaboada desliza sobre o pano.
- Se por algum motivo uma roupa antiga não puder ser doada e for para o lixo, retire antes todos os itens que poderão ser úteis no futuro: botões, rendas, apliques, colchetes, zíperes e etc.
- Como no carretel a linha está enrolada – com o fio sobreposto – muitas vezes a cor aparenta ser mais escura do que é de fato. Na hora de costurar, escolha a linha com um tom mais escuro do que o tecido que será usado e sempre compare o fio solto com o tecido antes de começar o trabalho.
- Guarde um pequeno pedaço de imã na sua caixa de costura. Com ele será muito mais fácil encontrar uma agulha ou um alfinete perdido.

Mão na massa
Pregar um botão, fazer um remendo ou uma bainha não é tão difícil quanto parece. Com um pouco de paciência e dedicação estes pequenos trabalhos serão realizados facilmente. Com o tempo, alguma curiosidade e uma boa máquina de costura você poderá confeccionar seus próprios modelitos. Atualmente, muitas revistas e sites especializados fornecem moldes e sugestões de roupas seguindo as tendências da moda. Ter peças exclusivas é um luxo, criar seus próprios trajes faz bem para a auto-estima e pode gerar uma renda extra no futuro. Arrisque-se!
Fonte: Magazine Luiza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vestidos Florais e o verão...

Bom dia A primavera está chegando, e com a temperatura mais alta os vestidos florais entram em cena. A estampa floral remete ao romântismo com muito colorido e cheios de vida. O verão é uma estação animada e colorida, por isso as grifes e marcas de vestidos apostam fortemente nessa tendência em suas coleções. No mercado estão disponíveis vários estilos de vestidos florais para o verão, desde curto até longo. Vestido floral curto: este modelo é ótimo para quem deseja sair durante o dia, mas, caso queira, poderá também ser utilizado durante o período noturno. O vestido realçará as suas pernas e a meia calça ou legging poderá ser uma opção de complementação. Existem inúmeras opções de calçados que poderão ser usado com vestidos florais curtos como: rasteirinhas, sandálias de salto baixo ou tênis. Vestido floral longo: Esta opção é perfeita para pessoas que não gostam muito de deixar as pernas amostra ou se expor muito. O vestido floral longo para o verão 2015 destac…

DIGA SIM PRA JESUS CRISTO, DIGA NÃO AO HALLOWEEN.

DEUTERONÔMIO 18:9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. APOCALIPSE 22: 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de

A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Prevenção O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técn…