Pular para o conteúdo principal

Preparação do Tecido para o Corte

Antes de iniciarmos o corte do tecido e as marcações do molde, é muito importante fazer duas coisas:
1) Endireitar as extremidades do tecido;
2) Aplicar as técnicas de encolhimento.








Algumas noções de tecelagem
A tecelagem é o processo de fabricação do tecido. É através da tecelagem que os fios se vão entrelaçar dando origem a um tecido.
O fios que irão formar o tecido recebem duas designações (fig. 1):
- fios da teia, são os fios posicionados no sentido do comprimento do tecido (longitudinais), paralelos às ourelas do tecido;
- fios da trama, são os fios que se posicionam no sentido da largura do tecido (transversais), perpendiculares às ourelas do tecido.
 teia_trama
Figura 1 - Tecido, teia e trama









Endireitar as extremidades do tecido (a trama)
Devemos certificarmo-nos que as extremidades do tecido estão direitas e poderemos fazê-lo de três formas:
- dar um pique na ourela e rasgar o tecido até á ourela oposta (ex.: algodões);
- dar um pique na ourela e puxar um ou dois fios da trama, cuidadosamente, até à ourela oposta. Ficamos assim com uma linha guia por onde cortamos o tecido (ex.: lãs e linhos puros);
- com um esquadro marcar a lápis uma linha perpendicular à ourela (ex.: jersey).
Se o tecido tiver um padrão de riscas (xadrez ou outro com linhas rectas) podemos cortar por uma dessas linhas para endireitar a trama.
No caso da cambraia de algodão, podemos utilizar o primeiro método, de dar um pique e rasgar e que já foi feito no momento do corte da peça quando comprei, simplesmente certifiquei-me que efectivamente estavam direitas.

Técnicas de encolhimento
As técnicas de encolhimento aplicam-se a tecidos que poderão encolher quando sujeitos à lavagem.
Em caso de dúvida devemos sempre sujeitar o tecido à técnica de encolhimento mais apropriada ao tipo de tecido, mas para isso, convém saber se o tecido:
- é lavável e a que temperatura;
- se pode ser passado a ferro e a que temperatura;
- se podem ser limpos quimicamente e com que produtos.
Alguns exemplos:
Tecidos:
Técnica de Encolhimento:
Algodão (puro) Lavar o tecido à mesma temperatura que se vai lavar a peça depois de confeccionada.
Fazenda Deve ser humedecida a vapor
Seda Natural Não encolhe. Não precisa de ser tratada antes de cortar
Crepe de Lã Passar com o ferro sem deslizar, do avesso e com muito vapor, colocando um tecido de algodão húmido entre o crepe e o ferro. Deixar o tecido arrefecer completamente antes de o retirar (aprox. 1 ou 2 min).
Tafetá Deixar de molho em água à temperatura ambiente durante duas horas. Deixar secar (de preferência direito) e passar a ferro para tirar os vincos.
Cambraia de Algodão Não é necessário ser tratada.

Links sobre este tema:
http://www.youtube.com/watch?v=C_euef3T7b8
http://tanysewsandknits.blogspot.com/2008/01/como-preparar-o-crepe-de-l-e-alguns.html
  Ana Carina

Comentários

  1. oi Beka,li que você queria aprender a costurar e ia comprar uma máquina. Já iniciou? Vejo que você sempre busca vídeos sobre costura - aliás, ótimas dicas. Não sabia que cambraia em algodão não precisava molhar antes do corte - aprendi que apenas tecidos sintéticos não encolhem, mas acho que não é bem assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena com o friu e chuva aqui ficou para semana que vem, mas já decidi vou comprar uma Janome 2008 mesmo estou encantada com ela.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acabei de comprar uma!!! Já tinha uma Singer, masa com as alunas, é melhor ter mais. A minha também é 2008. Comprei pelo site do Ponto Frio, em 12 x no cartão, sem juros. Entregaram em casa, em apenas 3 dias. Já fiz 2 casacos, um vestido e uma bolsa (bem grossa) e ela aguentou bem. Boa compra.

    ResponderExcluir
  4. Quero ver muitas costuras no seu blog.
    Todo mundo fala muito bem dela.

    ResponderExcluir
  5. Quero ver modelos de becas no meu email.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

NÃO ESTA ESQUECENDO DE NADA??
OBRIGADO PELA VISITA VOLTE SEMPRE!

Postagens mais visitadas deste blog

Vestidos Florais e o verão...

Bom dia A primavera está chegando, e com a temperatura mais alta os vestidos florais entram em cena. A estampa floral remete ao romântismo com muito colorido e cheios de vida. O verão é uma estação animada e colorida, por isso as grifes e marcas de vestidos apostam fortemente nessa tendência em suas coleções. No mercado estão disponíveis vários estilos de vestidos florais para o verão, desde curto até longo. Vestido floral curto: este modelo é ótimo para quem deseja sair durante o dia, mas, caso queira, poderá também ser utilizado durante o período noturno. O vestido realçará as suas pernas e a meia calça ou legging poderá ser uma opção de complementação. Existem inúmeras opções de calçados que poderão ser usado com vestidos florais curtos como: rasteirinhas, sandálias de salto baixo ou tênis. Vestido floral longo: Esta opção é perfeita para pessoas que não gostam muito de deixar as pernas amostra ou se expor muito. O vestido floral longo para o verão 2015 destac…

DIGA SIM PRA JESUS CRISTO, DIGA NÃO AO HALLOWEEN.

DEUTERONÔMIO 18:9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. APOCALIPSE 22: 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de

A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Prevenção O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técn…