Pular para o conteúdo principal

Mulher segue os passos da mãe e vira professora de costura.......

A costureira Francisca Nobre é do tempo em que toda menina tinha que saber costurar. Ela aprendeu com a mãe, no Piauí. De prenda doméstica, a costura virou profissão. Quando se mudou para São Paulo, passou a ser costureira diarista. Cada dia na casa de uma família diferente. Hoje, com 75 anos, Dona Francisca ainda tem clientes.

“Nunca senti falta de salário fixo. Porque achei melhor todo dia ter dinheiro”, resume Dona Francisca.

Ela não faz mais uma roupa inteira como fazia antigamente, mas jura que serviço nunca faltou. “Até roupa de cachorro eu já fiz. Almofada para cachorro”, brinca.
A professora de costura Darlene Nobre, a filha mais velha, tentou um caminho diferente. “Eu tinha pavor de costura, inclusive de tanto de ver ela até de madrugada costurando.”

A filha da Dona Francisca trabalhou em banco, em loja, em uma locadora de vídeo... Agora, aos 53 anos, advinha o que ela faz? Darlene acabou seguindo os passos da mãe e agora é ela quem vai até a casa das clientes. A diferença é que ela não ganha mais por dia, ganha por aula. Ela descobriu que hoje quem sabe costurar tem novas chances no mercado de trabalho. Darlene é professora de costura.

Darlene percebeu que costurar está na moda. O anúncio das aulas de costura na internet chamou a atenção da aluna Kátia Vasconcelos. Ela largou o emprego em uma grande empresa e decidiu dar uma virada na vida. Em breve, vai ser mais uma brasileira a trabalhar por conta própria. Pelo jeito, não vai demorar muito.
Mas a vida de Darlene não tem tanto glamour. Além de dar aulas particulares de corte e costura, ela também faz e borda roupas que vende pela internet. Haja jogo de cintura para pagar o curso de modelista na faculdade particular.

“Ganho por mês em torno de R$ 1 mil. Mensalidade da faculdade é R$ 1,2 mil. Aí tem transporte e material. A conta nunca fecha. Estou sempre no vermelho”, ri Darlene.

Darlene é a mais velha da turma. Talvez seja a mais corajosa. “Eu sonho em ter meu atelier. Para prestar serviço para indústrias. Mas eu também quero dar oportunidade para muita gente.”

Mesmo na faculdade, Darlene não tem dúvidas: a sua melhor professora foi Dona Francisca. A mãe lhe ensinou muito sobre costura. “Ela não faz de qualquer jeito. Ela não tem essa preguiça”, diz.
o link do video é este em baixo.
http://www.youtube.com/watch?v=cpiifXy8fcM
bjos

Comentários

  1. Quando eu era criança, minha mãe me despachava para casa de minha avó no dia seguinte ao termino das aulas... ela costurava e eu brincava ao pé da máquina, pegando os retalhos que caiam. Assim aprendí a costurar. Um beijão grandão e muito obrigada pela visita.
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo carinho no meu niver.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    Obrigada pelo recadinho carinhoso lá no meu cantinho!
    Beijinhos e Deus a abençõe!
    Ana Carla

    ResponderExcluir
  4. Bien por Darlene , que pudo apreciar y revalorar lo que su madre le enseño.Mucho mas que bien por Doña Francisca !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

NÃO ESTA ESQUECENDO DE NADA??
OBRIGADO PELA VISITA VOLTE SEMPRE!

Postagens mais visitadas deste blog

Vestidos Florais e o verão...

Bom dia A primavera está chegando, e com a temperatura mais alta os vestidos florais entram em cena. A estampa floral remete ao romântismo com muito colorido e cheios de vida. O verão é uma estação animada e colorida, por isso as grifes e marcas de vestidos apostam fortemente nessa tendência em suas coleções. No mercado estão disponíveis vários estilos de vestidos florais para o verão, desde curto até longo. Vestido floral curto: este modelo é ótimo para quem deseja sair durante o dia, mas, caso queira, poderá também ser utilizado durante o período noturno. O vestido realçará as suas pernas e a meia calça ou legging poderá ser uma opção de complementação. Existem inúmeras opções de calçados que poderão ser usado com vestidos florais curtos como: rasteirinhas, sandálias de salto baixo ou tênis. Vestido floral longo: Esta opção é perfeita para pessoas que não gostam muito de deixar as pernas amostra ou se expor muito. O vestido floral longo para o verão 2015 destac…

DIGA SIM PRA JESUS CRISTO, DIGA NÃO AO HALLOWEEN.

DEUTERONÔMIO 18:9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. APOCALIPSE 22: 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de

A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. Prevenção O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técn…